Gênero e Sexualidade... O que assistir sobre o tema?

Existem filmes que são portas de entrada para vôos mais longos e distantes
Não importa o estilo, bons filmes podem nos apresentar autores, livros, novas ideias e até visões sobre o mundo que não tínhamos, o que enriquece nossa própria experiência de viver.

Uma das maiores polêmicas e visões equivocadas nos últimos anos são ligadas às Questões de Gênero e Sexualidade. Grandes mídias e redes sociais são palcos de embates e o palco político é tomado por aqueles que se identificam como progressistas e o que se consideram conservadores.

Educação, vida familiar, valores e costumes, experiências sexuais, fé, genética, tudo entra nessas longas discussões sobre formas de ser e de viver.

Abaixo vai uma lista de filmes com abordagens, ideias ou pessoas que no mínimo podem nos fazer pensar sobre tais questões:

Se clicar no título, você vai para a plataforma onde o filme pode ser visto!

A máscara em que você vive 
(The mask you live in) - 2015 - 1h32min
Como as pressões da sociedade "machista" pesam sobre os meninos? Será que os padrões sociais sobre gênero podem prejudicar os garotos? O que se cobra dos homens durante toda sua vida?

Laerte-se 
2017 - 1h40min
60 anos como homem, três casamentos e três filhos. Hoje atravessando a fronteira entre os gêneros. Uma alma inquieta com um olhar todo pessoal sobre o mundo social a nossa volta. 

Game Face
2015 - 1h35min
Transsexualidade no MMA. Homossexualidade no basquete. Como os atletas vivem com essas questões? Esportes são espaços mais ou menos abertos a vivências diferentes? 

De gravata e unha vermelha
2014 - 1h26min
É possível a construção individual do próprio corpo e identidade de gênero? Vamos ouvir suas vozes! Elas são múltiplas como suas identidades, mas há algo em comum: o desejo de viver, ter respeito e dignidade humanas garantidas.

Crescendo como Coy
2016 - 1h22min
Até que ponto os pais irão para defender os direitos civis de sua filha transgênero? Uma batalha pública e judicial no estado norte-americano do Colorado.

Audrie & Daisy 
2016 - 1h38min
O que o estupro e o bullying nas redes sociais podem fazer na vida de mulheres que os sofrem? Porque as mulheres são culpadas mesmo quando são as vítimas?

A morte e a vida de Marsha P. Johnson
2017 - 1h45min 
"Documentário sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a "Rosa Parks do mundo LGBT". Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país".

Muito prazer - Travestis e transsexuais de Juiz de Fora
2010 - 24 min
Entrevistas com travestis e transsexuais de Juiz de Fora coordenadas pelo Núcleo de Direitos Humanos e cidadania LGBT da UFMG.

She's beautiful when she's angry
2014 - 1h32min
Um olhar instigante sobre as feministas norte-americanas da década de 1960, com entrevistas atuais nas quais as mesmas mulheres comentam suas ações passadas.

2018 - 1h26min
A partir de fotos dos anos 70, que captaram um dos despertares do feminismo norte-americano, o filme mergulha na vida das mulheres retratadas.

Eu não sou um homem fácil
2018 - 1h38min
Um machista inveterado sofre um acidente e vai parar num mundo paralelo no qual as mulheres dominam os homens. Embora superficial, o filme é bom pra pensar sobre o que é imposto às mulheres à partir da inversão de posições.

Boa diversão e aprendizado!!

Obrigado a quem lê

Comentários