Aprendiz

“Melhorar”

"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado." (Oscar Wilde)

Essa tem sido uma epopéia na minha vida profissional desde que comecei a trabalhar como professor. Como essa atividade envolve o tempo todo relacionamento humano está sempre sujeita a choques, dificuldades e nunca – eu disse nunca – vai se realizar da forma como nós planejamos.
A despeito das falas e queixas – legítimas – de meus companheiros professores, nos meus poucos anos de trabalho já colhi alegrias imensas no contato com meus alunos e outros professores. Cheguei a perceber a alegria nos olhos de quem está aprendendo coisas novas, ver quem não gostava de ler tomando o gosto pela leitura, receber o carinho de quem foi ajudado a superar uma barreira, observar o desenvolvimento das pessoas... tudo isso faz parte da minha profissão.
Mas a cada gesto de carinho, cada sorriso eu me cobro mais. Ao final de cada aula, sei o que deveria ter feito e o que posso fazer para que aquela aula seja ainda melhor, para que aquela turma possa aprender melhor um conteúdo.
Assim, considero que para ser um bom professor tenho sempre que melhorar, aperfeiçoar meus métodos, atividades e, principalmente, refletir sobre o que eu faço. Trabalho com a História, disciplina que sofre o desprestígio de decoreba, deixada de lado em prol das matemáticas, físicas e químicas... Mas duvido que em uma vida apenas serão respondidas:
• Eu ensino somente história? Será que minha postura, atitudes, jeito de encarar a vida não afetam os meus alunos?
• O que é educar?
• Como ensinar de forma eficiente? Para que ensinar?
• Se meus alunos não aprendem o que eu devo fazer?
• De quem é a responsabilidade pelo ensino? Do professor? Do aluno?
• Se eu gosto dos meus alunos isso afeta meu trabalho?
• Se eu não gosto dos meus alunos isso afeta meu trabalho?
• Como avaliar o aprendizado? Uma simples prova e uma nota?

Comentários

Anônimo disse…
Lido e Absorvido.