Ensinar História pra quê?

"Quando chegar o momento de vocês deixarem o mundo, não tenham a preocupação de terem sido bons. Isto não é o bastante! Deixem o mundo bom!" (Brecht)

 060226_pre-historia

Tenho pensado bastante sobre meu papel social nos últimos meses. Escolhi ser professor, mas tenho consciência real do que faço? Sei da importância que posso exercer na vida de meus alunos? Sei o que o processo de ensino e aprendizagem? E o principal, sei o que é de fato ensinar história?

O mais incrível é que, embora exerça a profissão de professor, que no senso comum é o portador de todas as respostas, tenho mais perguntas e questionamentos sobre minha ação e minha profissão que respostas.

Não me entenda mal, na minha visão questionar-se é a única forma de viver com qualidade, com competência, sem acomodação ou rotina...

Pra maioria dos meus colegas de trabalho, ensinar história é simplesmente narrar fatos passados, de forma monótona, contar vidas de pessoas que já morreram e depois cobrar em provas os nomes e datas mais importantes.

Pra mim é diferente.

Ensinar história é ensinar a pensar de forma diferente. Em vez de pensar somente no hoje, ensina-se a buscar o passado como uma referência, como fonte de inspiração, de vida.

Além de ensinar a ciência histórica, ensina-se também

  • o respeito ao que foi feito pelos outros em outros tempos,
  • o questionar-se e ao mundo, pois respeitar não significa concordar com tudo,
  • a curiosidade sobre o que foi, os porquês que nossos pais nos fizeram abandonar,
  • o gostar de histórias, já que com a história narrada (contada) pode-se ensinar valores e comportamentos .

Educação em geral e ensino de História pra quê? Pra viver...

Comentários

Diogo Terror disse…
Eu tenho uma visão muito simples da função do ensino de história: Nada no mundo é absoluto, tudo, absolutamente tudo, acontece e está dentro de um contexto. O professor de história é o cara que coloca as coisas em contexto.