Estuda, candidato!

Vamos parar com as frases feitas e bobas: “História não precisa estudar em casa, só prestar atenção à aula”; “Estudar história é ficar lendo o livro ou apostila em casa”; “História é fácil...”.Então vem o exame do concurso e você não é aprovado porque não soube fazer ou entender boa parte das questões de história. Insistir nesse erro é burrice, então vamos pensar um pouco.

Na preparação para concursos diversos um primeiro passo é o CANDIDATO saber exatamente quais os conteúdos que serão abordados. LEIA o edital e as referências da disciplina e converse com seu professor sobre o que vai ser estudado.  Outro passo é pedir ao professor um comentário a respeito da prova, afinal, cada concurso tem sua própria característica de temas recorrentes, de estilos de questões e saber o que vai se encontrar é primordial para ter um bom plano. Eu tenho por prática fazer uma análise das provas de cinco anos seguidos de todos os concursos com os quais trabalhei para ter uma boa visão geral.

Nas aulas, PRESTE ATENÇÃO ao professor, nós sempre ressaltamos em palavras e gestos quais são os itens principais. Entretanto, não se comporte como um espectador, SEJA UM ALUNO, tome notas, grave a aula do professor, pois muito do que é dito, não está no esquema e é um resumo da apostila ou livro didático. Não confie tanto em sua memória, você não lembrará nem metade do que foi dito no dia seguinte. Faça perguntas, tenha dúvidas, pois muitos conceitos de história variaram nos últimos anos e não pode haver dúvidas nos mesmos.

Em casa, tenha uma ROTINA DE ESTUDO, tenha um horário programado, pois nesses casos a disciplina é fundamental a qualquer candidato e seus professores e coordenadores provavelmente podem orientá-lo nisso. Ao estudar, adapte seu ambiente a sua necessidade e AVISE às pessoas com quem mora que você precisa estudar – incrível como todos lembram de nos chamar ou ligar nessas horas.

Tenha um ou mais livros, apostilas e caderno para tomar as notas que achar necessárias.

Existem várias formas de estudar história, no próximo texto listarei e comentarei algumas...

Comentários