História e Didática

Há colegas de profissão que consideram que não têm nada a aprender com as  propostas de estudiosos da educação, aqueles que se propuseram a estudar com profundidade o ensino e o processo de aprendizado.

As críticas variam:

- São propostas que estão distantes da sala de aula!

- Quem propõe isso nunca foi professor de fato!

- Impossível de ser aplicado na escola pública!

- Nossos alunos são reais, não esses seres ideais das teorias!

E embora, algumas dessas possam ser aplicadas a alguns desavisados, há gratas surpresas quando nos propomos a buscar novas referências para nossa prática docente. Tive uma dessas há algum tempo, quando na livraria Vozes a obra História e Didática, chamou minha atenção e foi a principal leitura de minha semana.

Organizada por Celso Antunes parte de uma premissa ambiciosa e marcante: que ensinar história pela simples transmissão de fatos ou nomes de heróis nada representa se não causar uma transformação na visão de mundo ou servir de referência para a experiência de vida do educando.

Obra interessante e instigante ao professor de  História, pois levanta questionamentos pertinentes sobre o que se ensina, posturas tradicionais e concepções basilares. Há sugestões de atividades, possibilidades de projetos, entre outros fascinantes elementos.Recomendo mesmo a todos os amigos professores.

 

Abraço a quem me lê.

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