Há colegas de profissão que consideram que não têm nada a aprender com as propostas de estudiosos da educação, aqueles que se propuseram a estudar com profundidade o ensino e o processo de aprendizado.
As críticas variam:
- São propostas que estão distantes da sala de aula!
- Quem propõe isso nunca foi professor de fato!
- Impossível de ser aplicado na escola pública!
- Nossos alunos são reais, não esses seres ideais das teorias!
E embora, algumas dessas possam ser aplicadas a alguns desavisados, há gratas surpresas quando nos propomos a buscar novas referências para nossa prática docente. Tive uma dessas há algum tempo, quando na livraria Vozes a obra História e Didática, chamou minha atenção e foi a principal leitura de minha semana.
Organizada por Celso Antunes parte de uma premissa ambiciosa e marcante: que ensinar história pela simples transmissão de fatos ou nomes de heróis nada representa se não causar uma transformação na visão de mundo ou servir de referência para a experiência de vida do educando.
Obra interessante e instigante ao professor de História, pois levanta questionamentos pertinentes sobre o que se ensina, posturas tradicionais e concepções basilares. Há sugestões de atividades, possibilidades de projetos, entre outros fascinantes elementos.Recomendo mesmo a todos os amigos professores.
Abraço a quem me lê.
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