Podcasts e Divulgação Científica - Deu Match!

O que é um Podcast?

Já pensou você poder baixar seus programas de rádio preferidos? Poder ouvir pessoas comentando sobre os temas que mais lhe interessam no seu celular, no carro, no player de mp3, onde e quando quiser?

Já pensou ouvir especialistas e cientistas, escritores e poetas, artistas e designers, jornalistas e políticos ou simplesmente um grupo de amigos conversando sobre assuntos que curtem estudar, trabalhar ou simplesmente como hobby?

Essas possibilidades existem e muitas outras que podem enriquecer nossa vida pessoal, profissional e até serem usados em sala de aula - como professor não consigo largar esse viés...

Os Podcasts são arquivos de mídia no formato de áudio (MP3) feitos por profissionais ou amadores que são disponibilizados online para serem ouvidos diretamente em sites ou que podemos baixar para o computador, tablet ou celular para ouvir mais tarde.

Os temas variam ao infinito: cultura pop, cinema, quadrinhos, design, tecnologia, política, economia, coach, psicologia, história, ciências da natureza, animes e mangás, esporte, contação de histórias, livros, PNL, entre muitos outros...

Quer entender melhor o que eles são? Clique nos links abaixo!

Revolução Audível
Podcasting
Podcast - uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula

Como ouvir ou baixar?

Podcats podem ser ouvidos em streaming diretamente no site onde foram disponibilizados. Quem preferir pode baixá-los diretamente para seus computadores, celulares ou tablets. Há porém outra possibilidade mais cômoda, principalmente se vários podcasts são seguidos ao mesmo tempo: os Agregadores de Podcasts, apps para celular ou programas para computador que verificam atualizações e baixam diretamente para o seu PC ou smartphone os episódios escolhidos dos podcasts que você assinou. Eu uso o Podcast and Radio Addict

Para ajudar, vale ouvir esse programa aqui, do Alô, Técnica!

Podcasts de Divulgação de Ciências

Se já sabemos o que são podcasts e como baixá-los, como escolher? Como nosso objetivo é ser mais um espaço de divulgação de conhecimento científico, vamos dar destaque a alguns Podcasts de Ciências na "Podosfera" de língua portuguesa:

Fronteiras da Ciência - Vinculado à Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Fronteiras da Ciência traz membros da comunidade acadêmica para debater temas que vão de Astronomia à História, passando pelo contexto de produção científica no Brasil e Arte/ Cultura.

Alô, Ciência - Debates sobre ciências de forma transversal, com a preocupação de que os temas sejam relevantes ao contexto social ou cultural.

Sobre História - Produzido por historiadores/ professores de história da rede pública de educação no Rio de Janeiro. Debates sobre Historiografia, Ciências Humanas, sistema educacional brasileiro, ensino de história, entre outros.

Dragões de Garagem - Publicando atualizações a cada 15 dias, um podcast formado por acadêmicos de várias áreas de conhecimento debatendo ciências em diversos aspectos.

Scicast - Um dos mais populares podcasts brasileiros sobre ciências, com uma proposta de trazer conhecimento de forma leve e divertida ao seu público.

Ciência - Podcast de divulgação de notícias sobre ciência da Radio France Internacionale. Publicações desde Janeiro de 2017, em português de Portugal. Medicina, Antropologia, Tecnologia, Climatologia, entre outros temas

Comentários