Podcasts - Vamos recomendar alguns?


As tecnologias digitais e de comunicação modificaram profundamente nossa relação com o mundo e com as outras pessoas. Hoje interagimos com os outros, fazemos compras e podemos assimilar informações e produzir conhecimento em ambientes online.

As reais possibilidades ainda não foram percebidas pelos educadores que, em boa parte, arranham os usos da internet, celulares, ebooks, computadores, games, mídias sociais e podcasts para ensinar nas escolas.

Os Podcasts se destacam como recurso de estudos para os alunos, que podem utilizá-los para aprofundar no que foi visto em sala de aula.

Outro recurso pedagógico possível é orientar os alunos na criação de seu próprio Podcast, no qual podem apresentar o resultado de pesquisas, montar uma rádio escolar e desenvolver ao mesmo tempo suas habilidades.

Abaixo, como sugestão, temos primeiro a lista de episódios marcantes de alguns Podcasts de destaque da podosfera brasileira, logo depois uma sugestão de links para o professor que pensa em usar esse recurso em sala de aula!

Bons episódios!!


Nerdcast 572 - A Origem da Vida: Numa conversa descontraída, mas profundamente informativa são explicadas e debatidas diversas das teorias sobre a origem da vida na Terra e mesmo as origens dos diversos seres humanos que já pisaram no planeta. Duração: 1h15min

Fronteiras da Ciência: Mas a Terra não é redonda? Uma conversa de pesquisadores explicando os equívocos das ideias sobre Terra Plana. Um papo com história, física, geografia e um cadinho de astronomia.

Alô, Ciência 011 - Darwin vs. Lamarck: Um debate entre biólogos sobre os preconceitos e problemas no ensino das teorias de Darwin e Lamarck em nossas escolas.

Escriba Café - A colônia de Roanoke: Um dos melhores contadores de histórias da Web brasileira, Christian Gurtner apresenta a história da Colônia Perdida, um dos maiores mistérios do início da colonização inglesa na América.

Escriba Café - O Vicariato de Borley: Chritian Gutner constrói e desconstrói os mistérios da casa considerada a mais assombrada da Inglaterra.

Averiguei o mistério - Dr. Henry Howard Holmes e o Castelo da Morte: No Podcast de Evandro Pinheiro temos o destaque para mistérios e lendas temos esse episódio sobre um dos primeiros assassinos seriais dos EUA.

Anticast 294 - Podcast é a mídia que mais cresce nos EUA! E no Brasil?  Comandado por Ivan Mizanzuk os empolgados membros do Anticast debatem sobre o crescimento de Podcasts nos EUA e tentam analisar os caminhos dessa mídia no Brasil.

Projeto Humanos: Histórias reais sobre pessoas reais. Contação de histórias de alto nível, simplesmente vale a pena.

Podcrastinadores - Stranger Things: Um podcast de nerdices para nerds, um dos mais divertidos do momento. O tema do eipisódio? A série da Netflix Stranger Things e suas milhões de referências!

Xadrez Verbal: Política, História, atualidades e um pouco de terapia, diz a descrição de um dos melhores podcasts sobre política internacional atualmente!

Sobre História 08 - Exodus: O melhor podcast sobre História no Brasil e um de seus melhores episódios. A questão dos refugiados, a história dos vários movimentos humanos pelo planeta.

Boas leituras!!

PODCASTING "ERA UMA VEZ...": UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO 

PODCASTING E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ODESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS NA DISCIPLINADE INGLÊS

PODCASTING: UMA NOVA RÁDIO, UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER

Educasom: o Podcast como recurso educacional aberto (Palestra Youtube)



Bônus: COMO GRAVAR UM PODCAST?

Comentários