E o que dizer sobre o PISM 2?

Nos dias 09 e 10 de Dezembro foram realizadas as provas do PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto da UFJF) e o povo do Ensino Médio ficou louco aqui em Juiz de Fora. Tensão, revisão de última hora, gente perdendo seus comprovantes de inscrição e indo parar no lugar errado...

Mas entre mortos e feridos, todos se salvaram, as provas aconteceram e a gente comenta a de História do Módulo II. Vamos fazer uma rápida análise:

Prova Objetiva (Baixe aqui)
Todas as cinco questões foram de marque a correta, sendo que em 4 delas havia textos de referência, em 2 imagens serviam de referência ao enunciado e uma tabela sobre transporte ferroviário no século XIX acompanhava uma questão.

Sobre os temas podemos observar:

História Geral
  • Comuna de Paris (nível fácil)
  • Revolução Industrial (nível difícil)
História da América
  • Caudilhismo na América Hispânica (Nível fácil)
História do Brasil
  • Duas questões sobre escravidão no Império. Uma sobre a escravidão na formação da população brasileira e outra sobre as formas e relações de trabalho no Brasil. (Ambas de nível médio)

Prova Discursiva (Baixe aqui)

A primeira questão discursiva foi sobre o Imperialismo europeu e a compreensão do aluno sobre como a cartografia tradicionalmente representa a hegemonia europeia sobre o mundo. Questão de nível médio/difícil exigia as seguintes habilidades:

  • Compreensão do texto e da imagem de referência. Ambas forneciam rico material de inferência para o aluno. 
  • Memorização de dados sobre o Imperialismo pelo aluno (letra a)
  • Relacionar as projeções cartográficas e suas críticas na disciplina de Geografia com a representação da hegemonia europeia sobre o planeta. (letra b)
A segunda questão tratou dos direitos de participação no sistema eleitoral no Império Brasileiro e sua comparação com o sistema atual da Nova República. Questão de nível médio que exigia as seguintes habilidades:
  • Compreensão textual do trecho da Constituição de 1824, identificando no trecho e conciliando com seus estudos quem tinha direitos de votar no Império Brasileiro (letra a)
  • Relacionar o contexto Imperial com os dias atuais, identificando uma diferença entre os direitos de participação política entre os dois contextos (letra b)
Vale ressaltar a importância de termos mais questões relacionando passado e presente e exigindo uma perspectiva crítica desse processo. Tal habilidade é fundamental para o desenvolvimento de um pensamento histórico no indivíduo.

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