O que falar sobre o Módulo I do PISM?


Já há alguns anos a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) realiza o seu Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) no qual os estudantes do Ensino Médio fazem uma prova ao fim de cada ano letivo, com pesos diferentes e que somadas podem garantir a tão sonhada vaga na Universidade para muitas pessoas, sendo que em 2017 as provas foram realizadas nos dias 09 e 10 de Dezembro.

Vamos dar uma olhada nas questões objetivas e discursivas do módulo I (galera que terminou o 1º ano do Ensino Médio):

OBJETIVAS: (Baixe a prova aqui)
Com relação ao estilo de questões não houve nenhuma novidade nesse ano, as 5 (cinco) questões foram de marcar a correta, todas utilizaram textos e/ou imagens como referência para os candidatos.

Os temas abordados foram:

História do Brasil
  • Processo de interiorização colonial
História da América
  • Brasil e América Latina - Relações de pertencimento
História Geral
  • Império Islâmico e atualidade
  • Baixa Idade média e as Universidades Europeias
  • Renascimento Cultural Europeu
Duas questões merecem ser destacadas: uma que falava sobre o Brasil não se sentir parte da América Latina e a outra que perguntava sobre os conflitos entre cristãos e muçulmanos, por que exigiam dos alunos de 1º ano do Ensino Médio a habilidade de relacionar fatos do passado com o contexto atual.

Aliás, foi uma prova que exigiu habilidades e competências específicas dos candidatos: 
  • Compreensão Textual: Os textos de referência remetiam aos contextos e algumas vezes apontavam as respostas.
  • Compreensão e leitura de imagens: Algumas imagens não eram só ilustrativas, mas exigiam que o aluno entendesse seu contexto de produção e sua mensagem para responder corretamente.
  • Memorização: Conhecer e saber o conteúdo de história era fundamental, sem um conhecimento mínimo não se conseguiria fazer todas as questões.
  • Concepção de "ruptura e continuidade": A percepção de como num período histórico, convivem mudanças e permanências.

DISCURSIVAS: (Baixe a prova aqui)
Os temas das questões discursivas merecem destaques e elogios.

Uma utilizou um trecho da Odisséia de Homero e exigia a capacidade de leitura e compreensão textual pelo candidato para identificar características da sociedade grega no texto e explicá-la.

Outra questão abordou de forma excelente a preservação da memória sobre a escravidão e a cultura material, apresentando dados e imagens sobre o comércio de escravos no Rio de Janeiro, exigindo dos candidatos a habilidade de relacionar o passado e o presente.

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