Em 09 e 10 de Dezembro foram realizadas as provas do PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto) da UFJF. Esse ano a novidade maior foi o anúncio que 50% das vagas dos cursos da Universidade seriam para os candidatos aprovados pelo PISM. A pressão que já era grande, aumentou, né?
A prova do Módulo III do PISM tem um diferencial. Todos os candidatos fazem a parte objetiva de todas as disciplinas do Ensino Médio, as discursivas, porém são específicas por área. Por esse motivo, vamos olhar hoje só a prova objetiva, ficando a discursiva para outra postagem.
Questões objetivas (Baixar aqui)
Com relação ao formato de questões, foram cinco questões de marque a correta, sendo três delas com um texto de referência e uma com uma fotografia orientando o enunciado.
Os temas das questões seguem abaixo:
História do Brasil
Contamos com três questões de história do Brasil, sendo duas delas relacionando passado e presente.
- As Reformas Urbanas no Rio de Janeiro e a memória da escravidão (nível médio)
- A Ditadura Civil-Militar brasileira (nível fácil)
- A criminalização das minorias na Primeira República e na Nova República (nível difícil)
- Estados Unidos e Cuba no século XX (nível fácil)
- Apartheid na África do Sul e suas consequências (nível fácil)
Merecem aplausos três questões: a que trata do Cais do Valongo e a preservação da memória da escravidão brasileira, outra que abordou a criminalização do samba em comparação às tentativas de criminalizar os bailes de pancadâo atualmente e a questão que enfocou o Apartheid e suas consequências.
Todas essas enfocaram temas associadas a estruturas de poder e a valorização da memória histórica que formam as identidades de grupos minoritários politicamente, exigindo dos alunos uma visão dos debates pr.
Comentários