No princípio era o Caos... na política brasileira

Falar de política nos dias atuais é mexer com as abelhas da série Black Mirror. O aprofundamento das posturas e a crise da democracia nos marcam o tempo todo.

Como professor sempre tento dar uma nova perspectiva aos meus alunos sobre temas que afetam nossas vidas. Assim, direitos fundamentais, doutrinas econômicas, convivência social, costumes e tabus, heranças coloniais brasileiras, tudo pode ser observado historicamente e a percepção de novos elementos pode dar uma visão mais ampla dos fatos.

Sobre a crise política brasileira atual, publiquei no meu facebook
Um dedinho de prosa aqui...
Em muitas aulas eu digo aos meus alunos:
Não haverá paz no Oriente Médio enquanto não for do interesse das grandes nações do mundo.
Não haverá paz na África sub-saariana enquanto não for do interesse das grandes nações do mundo.
Não cessará o caos político brasileiro enquanto não for do interesse das grandes nações do mundo.
Uma das táticas mais antigas de dominação e dispersão de um povo é "Dividir para conquistar" e sempre foi muito bem utilizada quando existia um interesse: recursos naturais, metais preciosos ou governos muito nacionalistas.
No Oriente Médio e na África sub-saariana temos as notícias explícitas de invasão militar, apoio a grupos políticos e interferência de empresas estrangeiras...
Com relação ao Brasil pode achar que é Teoria da Conspiração, mas não é curioso que grupos políticos que não existiam três ou quatro anos atrás hoje tenham poder político e econômico de mobilização de milhares de pessoas por todo o Brasil?Não acha estranho alguns grupos terem 400 mil reais pra pagar por propagandas de página inteira em jornais de circulação nacional, eleger deputados e vereadores em grandes estados brasileiros, grana pra trios elétricos frequentes ou poder pra trazer grupos que estavam ocultos ou desaparecidos voltarem estimulando o medo? (as viúvas da ditadura por exemplo)
Considerem-me louco, mas pra tanta desorganização, insegurança e caos se instalarem em três anos só com um projeto muito bem elaborado.
Enfim, que a História julgue.
Pena que no processo haverá sofrimento e, provavelmente, sangue.
Como peixe pequeno que sou, continuo nadando no meu pequeno recife...
________________
Sobre o tema de intervenção norte-americana, vamos ver esse mapa:

O vídeo abaixo é um trecho do filme Tiros em Columbine (Bowling for Columbine - 2002) de Michal Moore e usa a ironia de forma brilhante ao demonstrar as intervenções dos EUA pelo mundo.





Comentários