Cadê o seu canal, professor?

A linguagem e a comunicação são elementos fundamentais pra humanidade entender como chegamos ao nível de controle e usufruto do mundo atual.

Comunicar-se com qualidade e rapidez foi fundamental em guerras, na manutenção de impérios, no combate a doenças, na expansão de religiões, nos processo de colonização, na divulgação de descobertas científicas e na manipulação política por líderes em diversos momentos.

Nossa relação com os outros e as distâncias mudaram desde os anos 1990, com a existência da internet, a criação de novos equipamentos de comunicação e o desenvolvimento de programas que permitem troca de mensagens e divulgação de textos e vídeos em tempo real.

Curiosamente, a educação escolar e o ensino pouco mudaram nesse meio tempo.
Baixos salários, falta de estímulo, inadaptação aos meios de comunicação, falta de recursos nas escolas, muitas explicações podem ser dadas para esse processo.

Ainda assim, no meio disso tudo, eu quero fazer diferente? Vamos focar em outro aspecto: Como eu posso aprender a utilizar os novos recursos?

Uma das principais redes sociais e plataforma de comunicação e divulgação de ideias nos dias atuais é o Youtube. Acredito que a maioria de nós já o utilizou pra pesquisar como fazer um conserto, uma receita, pra lazer e entretenimento, pra ver o meme da última semana, pra ver pegadinhas, pra acompanhar um digital influencer e até pra estudar pra uma prova ou concurso.

Se o professor deseja se aproximar de seus alunos, principalmente os mais jovens - nativos digitais - estar nas redes sociais e saber utilizá-las é abrir um espaço maior de contato e identificação.

Criar um Canal no Youtube e ser um produtor de conteúdo na internet pode ser um grande estímulo a nossa atividade educacional e no aprendizado sobre os usos dos recursos tecnológicos atuais.

Se não dominamos ou conhecemos nada, o próprio Youtube oferece a Escola de Criadores de Conteúdo que explica passo-a-passo da criação do canal aos recursos que podem, ou não, ser investidos pelos criadores de conteúdo.

Você pode aprender:

  • Como logar e criar um canal
  • Como atrair visualizações e inscritos
  • Técnicas básicas de enquadramento, luz e som
  • Sugestões de grandes criadores de conteúdo do Youtube
  • Como monetizar seu canal
Os textos são diretos e ágeis na transmissão de informações e os vídeos dos cursos possuem legendas em português!

Olha o que o Iberê Thenório do Manual do Mundo nos diz:


Que tal experimentar algo novo com seus alunos, professor?

Obrigado a quem lê

Comentários